Aqui você encontra sugestões de materiais que podem ser usados como complemento da leitura e discussão dos temas das reportagens especiais publicadas pelo Projeto JP/24ª CRE na Sala de Aula.




sexta-feira, 29 de abril de 2011

Filmes que abordam o Cyberbullying como tema


 
Garota fora do jogo

Vanessa Snyder e suas duas melhores amigas, Nikki e Stancey, estudam na mesma escola e são as três garotas mais populares da série. A relação das amigas é alterada quando Stancey, que sente atração por Tony, descobre que Tony está interessado em Vanessa. Enciumada, Stancey se une a Nikki para tirar Vanessa do páreo. Elas criam uma página ofensiva na internet, desmoralizando a rival, e trazem vários problemas para Vanessa.



As melhores coisas do mundo


As Melhores Coisas do Mundo, filme de Laís Bodanzky, conta a história de Hermano, um menino de 15 anos que, em meio à separação dos pais e a crise do irmão, passa pelos dramas da adolescência. Fala das dores, das dificuldades dessa fase tão paradoxal. O cyberbullying é mostrado de duas formas: uma das personagens mantém um blog com fofocas e há, ainda, a troca de mensagens comprometedoras pelo celular. A foto de uma aluna numa pose sensual começa a circular sem sua autorização. Laís Bodanzky foi também responsável por "O Bicho de Sete Cabeças" e "Chega de Saudade".

A rede social

Em “A rede social”, Mark Zuckerberg, um dos criadores do Facebook, é um jovem estudante para se vingar da ex-namorada, se torna um blogueiro sociopata que destrói a reputação dela e, em seguida, cria ao lado de um amigo programador um aplicativo que o torna popular pela primeira vez.
Três amigos o convidam então para ajudar a colocar no ar um projeto pessoal deles: uma rede social universitária. Enquanto eles investem no site, Zuckerberg se tranca em seu quarto e, copia e cola os elementos dos colegas e os aprimora para aquilo que se tornaria o seu “The Facebook”.