Aqui você encontra sugestões de materiais que podem ser usados como complemento da leitura e discussão dos temas das reportagens especiais publicadas pelo Projeto JP/24ª CRE na Sala de Aula.




quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Entrevista completa de Cristianno Caetano

Cristianno Caetano, 21 anos

Acadêmico do 4º semestre de Fotografia na Unisc e assessor de comunicação da Casa de Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha. Responsável pelo filme “Chuva sobre nós”, primeiro longametragem produzido em Cachoeira do Sul, com recursos amadores. Ele já teve também dois curtas premiados no Festival de Cinema de Guaíba.

Quais foram suas maiores conquistas até agora?

Minhas principais conquistas tem a responsabilidade de alguém mais que presente em minha vida. Desde meus primeiros passos até a  sensibilidade e criatividade que tenho são fruto de uma educação e de um amor infinito. Foi ela, minha mãe quem sempre me incentivou em todas as minhas conquistas. Desde  minha formação educacional até as primeiras experiências com a arte da fotografia e cinema. Somente por esse detalhe consegui concretizar alguns sonhos como o ?CHUVA SOBRE NÓS?, meu primeiro longa metragem, entre outros trabalhos. A arte aliada à consciência e valores que recebi, os bons amigos que cultivei e os sonhos que realizei até agora são minhas maiores conquistas.




A escola teve alguma colaboração no seu sucesso?

Com certeza e muito, posso dizer que teve uma colaboração VITAL em vários sentidos. Estudei em colégio particular, mas a maior parte de minha formação foi em escola pública. Fiz meu ensino médio na Escola Vital Brasil. Foi lá que a minha jornada com filmes começou, mesmo sem ter o mínimo equipamento, a criatividade falava mais alto. Eu e meus colegas produzíamos muito com pouco e com poucos recursos. Porém, produzíamos um material qualidade. Guardo muitas lembranças daquele lugar, às vezes encontro uns colegas na rua e já quero marcar jantar pra matar a saudade.




Há alguma coisa ou pessoa que foi fundamental em sua trajetória?

Com 17 anos tive uma experiência profissional incrível em uma empresa da cidade. Foi lá que aprendi a lidar com os mais diferentes temperamentos, ter responsabilidade, humildade e compromisso em todas as coisas que faço. O ramo o qual escolhi pode parecer ?glamoroso? mas exige muito mais do que outros seguimentos, exige criatividade, paciência e vontade de descobrir coisas novas a cada dia.


O que você ainda pretende realizar?

Projetos é o que não falta em minha mente, ano que vem me formo em Fotografia e em 2013 começo a faculdade de Produção em Mídia Audiovisual. É claro que quero continuar fazendo meus filmes, mas infelizmente o tempo é corrido. Tem sido cansativo trabalhar e estudar em outra cidade todos os dias. Tenho o roteiro do novo filme pronto, estou louco pra cair de cabeça no projeto. Mas ainda não é a hora.




Quais são suas dicas para os jovens que sonham se destacar em alguma área?

Diante do conhecimento disponível hoje no mundo, todos nós somos sempre jovens aprendizes, sou muito curioso e gosto de me interar e ler tudo o que acontece. O grande segredo é: Esteja sempre com quem sabe mais que você, somente estes tem algo a ensinar. Mantenha sempre a humildade de saber que pode aprender sempre mais. Grandes lições podem surgir de locais ou pessoas inusitadas, mantenha a mente aberta e o principal... sonhe alto e não tenha medo de realizar seus planos por mais impossíveis e extravagantes que eles possam ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário